sábado, 10 de outubro de 2015

Hiroshima Peace Memorial Park–parte 1

Fomos até a Hiroshima ver o Hiroshima Peace Memorial Park. É uma grande area, em memória às vitimas da bomba atômica. A cidade, totalmente destruída, foi reconstruída. No projeto da nova cidade, tiveram a brilhante idéia de reservar uma grande área destinada a construção de um grande memorial. A bomba, lançada em 6 de agosto de 1945 fez mais de 160 mil vitimas em Hiroshima. Tres dias depois outra bomba foi lançada em Nagasaki, fazendo mais 80 mil vítimas. Uma semana depois, em 15 de agosto de 1945 o Japão rendia-se, dando fim a guerra.
Hiroshima Peace Memorial Park map

Começamos visitando a Cúpula (ou domo) da Bomba Atomica (Cúpula Genbaku), um edifício inaugurado em 1915, pertencente a Prefeitura de Hiroshima. O epicentro da explosão foi a 150 metros deste edifício, e surpreendentemente ele foi o único a ficar em pé. Os demais edifícios aos arredores sucumbiram. Por sorte, no projeto da nova cidade, a Cúpula ficou dentro da área reservada ao memorial. Por isso, no projeto do memorial resolveram preserva-lo, embora muitos foram contra a idéia.
Hiroshima dome after bomb
O domo de Hiroshima, após a bomba
Fonte : The Washington Post

Hiroshima dome
O  domo de Hiroshima

Cupula Genbaku
A Cúpula Genbaku, como era antes.

Em 1966 Hiroshima declarou que o edifício seria definitivamente preservado, e em 1996 a construção foi para o rol do Patrimônio Histórico Mundial da UNESCO. Nesta ocasião, a China protestou junto a UNESCO, solicitando a anulação do ato. Alegava que os povos chinês e coreano também sofreram com a guerra contra o Japão, e que a UNESCO deu importância somente as vitimas da bomba atômica. Por outro lado, os Estados Unidos aprovaram o ato da UNESCO, mas de forma protocolar, sem maiores comentários.

Continuamos a pé pelo Memorial da Paz, chegamos até ao Mobilized Students Memorial Tower (Torre Memorial dos Estudantes Mobilizados).

Mobilized Students Memorial Tower Hiroshima

Na Segunda Guerra, a fim de resolver a crônica falta de trabalhadores, o governo anunciou o programa de Mobilização dos Estudantes. Em Hiroshima, foram convocados 8.000 jovens estudantes do ensino médio. O trabalho destes estudantes eram diversos, em fábricas de munição, em demolições de prédios bombardeados, limpeza, etc.

No dia da bomba, 6.300 estudantes deste grupo faleceram.

Ao final da Guerra, o governo aprovou um projeto para construção deste monumento, que na verdade é um pequeno santuário sagrado.. Curiosamente, o governo não financiou a obra, os familiares dos mortos é que se cotizaram e levantaram o dinheiro necessário.

Mobilized Students Memorial Hiroshima

 

Mobilized Students Memorial Hiroshima1

Mobilized Students Memorial Hiroshima3

Várias placas ilustram os estudantes trabalhando. Mas, as placas estavam muito mal cuidadas, sujas de fuligem.

Continuando com o nosso passeio, atravessamos uma ponte e chagamos ao mais comovente de todos os monumentos, o Children´s Peace Monument.


Children´s Peace Monument Hiroshima

Ele foi inspirado na história de uma criança, Sadako Sasaki. O monumento, inaugurado em 1958, em 5 de maio, Dia das Crianças no Japão, é dedicado a ela e a todas as crianças que morreram com a bomba. Sadako Sassaki é imortalizada no topo do monumento, em forma de estátua.
Children´s Peace Monument Hiroshima (2)
Sadako Sassaki e um tsuru (garça) no topo do monumento

Ela tinha 2 anos quando a bomba caiu e estava a 2 quilometros do epicentro, sobreviveu ao ataque mas ficou exposto a radiação. Em consequência disso, anos mais tarde, aos 11 anos,  desenvolveu leucemia. Há uma lenda antiga no Japão dizendo que se uma pessoa fizer mil origamis de garça (tsuru) tem um desejo atendido.


Tsuru origami
Origami de tsuru
Internada no hospital, Sadako começou a fazer seus origamis, desejando ser curada. Morreu antes de completar o milésimo origami (diz-se que ela conseguiu concluir 640). Os colegas da escola de Sadako resolveram então criar um clube em homenagem a ela, com a finalidade de arrecadar fundos para construção de um memorial. Mais de 3.000 escolas japonesas aderiram à idéia e levantaram o dinheiro para construção deste monumento.
Milhares de pessoas passam aqui e depositam um origami da garça, em homenagem a ela.
Children´s Peace Monument Hiroshima (3)

Children´s Peace Monument Hiroshima (4)
Milhares de origamis estão guardados no monumento

 

Seguindo, chegamos ao Korean Victims Monument.

Korean Victims Monument 1

Com a anexação da Coréia ao Japão em 1910, muitos coreanos cairam em desgraça, e foram forçados a mudar-se ao Japão em busca de trabalho. Também muitos foram forçados a trabalhar no Japão durante a Segunda Guerra, para suprir a crônica falta de trabalhadores na época. Ao final da guerra, havia aproximadamente 3 milhões de coreanos no Japão, dos quais aproximadamente 45 mil faleceram em Hiroshima.

Em 1970 decidiu-se fazer o monumento, que foi erguido fora do parque. Porem em 1999 este monumento foi transportado para o local atual.

(…. continua em outra postagem….)

Clique aqui para ir ao indice deste blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário