Nikko é uma cidade na entrada do Parque Nacional Nikko, famoso pelo belíssimo santuário xintoísta Toshogu, e pelo mausoléu do grande herói nacional do Japão, Ieyasu Tokugawa.
A cidade fica no centro do Japão, a norte de Tokyo.
Toshogu foi construido em homenagem a Ieyasu Tokugawa, com a construção iniciada em 1617 pelo seu filho Hidetada, que o sucedeu no shogunato. O neto de Ieyasu, Iemitsu (também shogun), continuou a obra, expandindo e melhorando o santuário.
Nikko fica próximo ao Lago Chuzenji, famoso pelo multicolorido das florestas e montanhas que o circundam, a partir dos meados de outubro.
Contratamos um pacote 1-day-tour para Nikko com ajuda da conciergerie do hotel; e fomos de onibus com a Sunrise Tours, uma empresa de turismo.
Aproveito para comentar sobre tours contratados no Japão. Voce contrata e eles fazem o pick-up no hotel de manhã, e levam voce a algum meeting point. Neste local, a bagunça organizada é incrivel, com centenas de turistas perdidos, guias correndo e gritando, filas, embarques, etc. No final, dá tudo certo, todos embarcam no seu onibus.
Os guias japoneses são bastante preocupados com horários, como todo japonês. Parece que tudo é cronometrado, e por isso as visitas e paradas geralmente são breves.
Fizemos uma visita ao Toshogu, templo xintoísta, o mais bonito do Japão, mas acho que a coisa foi meio corrida. Porem não poderia ser de outra forma.
Nikko é um conjunto de vários templos. Visitamos o Toshogu, o mais bonito de todos
Uma fileira de toroo (lanternas de cimento) na entrada do santuário Toshogu
Portal de granito (Granite Tori) em Nikko Toshogu
Solange em frente ao pagode (five storied pagoda). Atrás, a esquerda, um Toroo.
O estábulo e os macacos
O estábulo com as figuras dos macacos
O estábulo (local onde se abrigam animais) do santuário, aparentemente feito para cavalos, é circundado por um painel entalhado em madeira, onde se pode ver vários macacos. Este painel representa coisas cotidianas do homem. A parte dos tres macacos é mundialmente famosa, pois representa um conselho : “cuidado com o que voce ouve, com o que voce fala e com o que voce vê”.
Este painel ao lado do estábulo representa a relação entre o homem e a mulher. No inicio, a solteirice, a independencia. No quadro do meio, o namoro, o relacionamento. E no quadro da direita, o fruto da união, que é a gravidez.
Este painel representa a maternidade, com a mamãe atenta aos perigos que podem ameaçar o filho.
Não sei o que representa este quadro, aparentemente ele demonstra o contraste entre a união, o amor, a amizade, representada pelo par ao lado esquerdo; e a solidão, representada pelo macaco ao lado direito.
Zilhões de turistas tiram fotos do estábulo.
Eu não sei bem ao certo, mas suponho que os estábulos eram para guardar os cavalos dos visitantes ilustres, entre eles o shogum.
Os elefantes imaginados
Defronte ao estábulo, ao lado do portal de bronze, há uma edificação, cuja função era depósito. Ele é ornamentado com esculturas de dois elefantes. Porem eles aparecem deformados pois o artista da obra nunca tinha visto elefante na vida, e esculpiu os de acordo com o que informaram para ele.
O depósito e os elefantes deformados
Omizuya – fonte de purificação
Após o estábulo, chegamos a fonte de purificação. Antes de entrar nos santuários xintoistas é necessario fazer a purificação no chozuya (ou omizuya), lavando-se as mãos e a boca. Fiz minha purificação no omizuya de Toshogu.
Omiziya (ou Chozuya) do santuario xintoísta Toshogu.
Detalhe do omizuya
Eu no omizuya
Yomeimon gate
Após o omizuya, prosseguimos até chegar a um segundo tori, feito de bronze, defronte a escadaria e ao portão de entrada, Yomeimon, também conhecido como Porta do Por do Sol.
Tori de bronze, escadaria e o portão de entrada (Yomeimon)
A obra prima do santuário é Yoneimon, com mais de 500 figuras esculpidas em madeira. É conhecido como porta do por-do-sol, pois é preciso o dia inteiro, até o por-do-sol, para apreciar todos os detalhes.
Yomeimon – detalhe
Oranda Doroo e Joseon Bell
Defronte ao Yomeimon existem duas relíquias, uma lanterna e um sino.
Do lado esquerdo, está o Oranda Doroo (lanterna holandesa), um presente da Companhia Holandesa das Índias Orientais oferecido ao shogun em 1643.
Do lado direito está um sino oferecido pelo rei da Coreia , Injo Joseon, em 1643. Uma comitiva coreana visitou o Japão neste ano, para dar contragulações ao shogun Iemitsu Tokugawa, pelo nascimento do herdeiro Ietsuna Tokugawa (nascido em 1641, bisneto de Ieyasu).
Sino oferecido pelo rei Injo Joseon, em 1643
Drum tower & Bell tower
Também em frente ao Yomeimon ficam duas torres gemeas, a torre do tambor e a torre do sino.
Oranda doro (Lanterna Holandesa) e Drum tower (torre do tambor)
Joseon´s Bell (sino da dinastia Joseon) e Bell Tower (torre do sino)
Rinzo
Apesar de Toshogu ser um local xintoísta, existe este relicário budista. Ali estão guardados 7.000 escrituras e sutras budistas. Não é aberto ao público. O budismo sempre foi tolerado pelos shoguns, num país onde o xintoísmo é majoritário.
Yakushido Temple (Honj-doo) – crying dragon temple
Do lado esquerdo da torre do tambor está o Templo do Dragão. Não fomos lá, a guia nos disse que estava fechado. Fica aqui o registo, com fotos “roubatilhadas”.
O dragão pintado no teto do templo – foto: Sebastien Lebegue
Chinese gate (Karamon)
Nós, mortais comuns, não podemos passar pelo esse portal chines, que é a entrada oficial aos santuários do Toshogu. O santuário é fechado ao público.
Sleeping cat (Nemurineko)
Nemuri neko, “gato dormindo”, foi esculpido pelo artista Hidari Jingoro. Ele está situado no corredor que dá inicio ao caminho até a tumba de Ieyasu. Obcecado em fazer o melhor possível, Jingoro passou oito meses recluso estudando e refinando sua técnica antes de esculpir este gato. Ele desejava a maior perfeição possível. Apesar de estar dormindo, as patas do gato estão em posição de ataque, sugerindo que mesmo em paz, está atento e guardando a entrada do caminho que vai até a tumba de Ieyasu.
Nemuri Neko – sleeping cat
Ieyasu´s Tomb
Inukimon ou komainu são dois cães ou leões que guardam a entrada de templos xintoístas. A tumba de Ieyasu tem um portal com inukimon.
Inukimon – dois cães guardam a entrada da tumba
Tumba de Ieyasu. Para quem é considerado o maior heroi nacional, esta tumba até que é bem simples.
Galeria Nikko
Barris de saque em Nikko Toshogu
Solange em Nikko. Do lado esquerdo, deposito; nos fundos o estábulo, e a direita o torii de bronze.
Oranda Doro – Lanterna Holandesa
Kegon Falls e Chuzendi Lake
Saindo de Nikko, de volta a Tokyo, uma parada na Kegon Falls, nada de extraordinário. Lembra a cascata Caracol, em Canela, Rs. Na verdade, o Japão não tem grandes rios, grandes lagos. Portanto, não tem grandes cataratas.
Kegon Falls
Nenhum comentário:
Postar um comentário