Yoyogi Park e Takeshita Street
Descemos na Shibuya Station para ver a Shibuya Crossing e a estatua do Hachiko, e dali andamos a pé até ao Yoyogi Park (ou Yoyogi Koen), passando ao lado da Vila Olímpica 64, o caminho é interessante, cheio de lojas e comercio ambulante.
Saindo da estação Shibuya, é só seguir uma avenida, 30 minutos a pé e se chega ao Yoyogi.
O Yoyogi é um dos maiores parques de Tokyo, com gramados, lagoas, florestas e pistas. É um local para jogging, biking, pic-nic e outras atividades ao ar livre. O local era uma área militar dos Estados Unidos, foi utilizada para as Olimpíadas de 1964 e depois disso tornou-se no parque de hoje.
Cruzamos com poucos corredores, o calor estava demais…
O espaço é um bem raro e valioso em Tokyo, onde se vive e trabalha no aperto. Por isso os parques públicos são bastante procurados para atividades de dança, ensaios de teatro, atividades físicas, etc. No Yoyogi se reúnem aos domingos os fãs de rock, para dançar e fazer performances. Tinhamos a esperança de ver algum grupo (eles sempre vem em grupo) de performers, mas não apareceram. O Yoyogi também é local em que se reúnem pessoas fantasiadas de Elvis Presley, de personagens de mangá ou de super heróis; aparecem também os góticos, emos, cosplay e outros tipos esquisitos. Como o parque é gigantesco, é preciso saber aonde essas tribos se reunem. Erramos o local ou o horário, eram muito cedo e eu acho que eles não compareceram porque o dia foi recorde histórico de temperatura alta no Japão, estava beirando os 45 graus, e era ainda de manhã ! Por isso o parque estava bastante vazio.
Conseguimos ver estes dois performers, dançando twist.
Adolescentes brincam de passarela de modelo.
Yoyogi dancers, from wikipedia
O Parque é agradável, bonito vimos muitos grupos de pessoas fazendo atividades físicas, alongamento, tai-chi-chuan, corridinhas, etc., observei que os japoneses são mesmo super organizados, todo mundo obedecendo rigorosamente as ordens do professor. Havia pouquíssimos corredores, pois o calor estava insuportável.
A titulo de curiosidade, em 2014 Tokyo teve 200 casos de dengue. Havia 70 anos que não se registrava caso desta doença no Japão. As suspeitas do foco da doença caíram sobre o parque Yoyogi. Por isso, ele foi fechado por um breve período, em setembro de 2014.
Takeshita Street
Após o Yoyogi continuamos o passeio, fomos até a Takeshita Street. Em seguida fomos ao Meiji Jingu Shrine, o maior santuário xintoísta de Tokyo. Foi num passeio planejado com antecedência, saímos do hotel com esse roteiro.
Takeshita Street é uma rua feita para adolescentes. Era domingo e chegamos lá a rua estava superlotada de gente indo a lugar nenhum para fazer nada, coisa bem típica de adolescente. Vimos alguns tipos esquisitos, andamos pelas lojas apinhadas. O consumismo aqui é grande. O portal da rua é meio breguinha, um ursinho sobre bexigas.
Mapa e acesso :
Metrô
Chyoda Line – estação C03 – Meiji jingumae
Fukutoshin Line – Estacao F15 – Meiji jingumae
Oedo Line – Estaçao E26 – Yoyogi
Nenhum comentário:
Postar um comentário