O povo japonês
Fui meio ressabiado para o Japão, por que sempre me diziam que nós, descendentes de japoneses residentes aqui no Brasil não somos bem vistos e bem quistos pelos japoneses. Porem, pelo menos como turistas, fomos muito bem recebidos e bem tratados pelos japoneses em geral. Eu acho que essas histórias de serem mal tratados é de degasseguis que não se comportaram bem no Japão, tiveram o merecido tratamento e voltaram resmungando, vendendo a falsa imagem de japones mal educado.
É um povo super educado, disposto a ajudar. O povo japonês tem um sentimento de coletividade muito forte, parece que está sempre preocupado com o próximo, com a sua comunidade; por isso procura não incomodar ninguém, não suja as ruas, não fala alto nem fuma nos lugares públicos. Sempre cumprimenta todos efusivamente, e não maquinalmente, por obrigação, e agradece por qualquer coisa, por menor que seja.
É também um povo muito capitalista, voltado ao lucro, aos negócios.
O trabalhador japonês é extremamente dedicado a empresa que trabalha, e tem aos clientes um respeito muito grande. A jornada de trabalho do japonês parece não ser extensa, mas ela é bem produtiva, dinâmica.
Os japoneses são quase todos magros, ser gordo é rara exceção. Comem pouco. Segundo me disseram, os homens fumam e bebem muito. Nas ruas, os homens que trabalham em escritório parecem ser todos iguais : calça social de cor preta ou cinza, camisa de manga comprida branca ou bege, cinto, sapatao preto e pasta a tiracolo.
As mulheres não gostam de usar calça ou short, preferem saias longas. Não gostam de tomar sol, e tem a pele branca. Como a pele branca é padrão de beleza, muitas mulheres exageram na base, na maquiagem.
O japonês tem mania de horário, de pontualidade. É extremamente metódico, organizado. Tudo é feito com planejamento, nos mínimos detalhes. Se algo não sair conforme o cronograma pré-estabelecido, ficam a estudar soluções para recuperar o tempo perdido pela falha. A mania de administrar o tempo é tanta que o japonês não arredonda : “o ônibus vai parar 8 minutos para todos irem ao banheiro”. Por quê não 10 ?
Miscigenação
É raro ver no Japão um japones casado com um estrangeiro. Japones se casa com japones, o casamento inter-racial é raro. Por isso não existe a diversidade racial que temos aqui no Brasil. E parece que o país não atrai muitos imigrantes, o povo do Japão é composto de, arriscando um número, 95% de nativos. Curiosamente, ao contratar mão de obra estrangeira, o governo japones permitiu somente a entrada de trabalhadores de origem japonesa (dekasseguis) ! Se é para vir gente de fora para trabalhar, que tenha cara de japonês !
Nenhum comentário:
Postar um comentário