(Ise, 05 de agosto de 2015)
O Santuário xintoísta de Ise (Ise Jingu) é dedicado à deusa do sol, e está situado na cidade de Ise, na província de Mie, no Japão. É um dos mais importantes santuários xintoístas do Japão. O Ise Jingu é, na realidade, um complexo de mais de cem templos.
Mapa do Santuário Ise
O Koitai jingu
O principal templo xintoísta (jinja) deste santuário é Koitaijingu, dedicado a Amaterasu Omikami, a divindade protetora do povo japones. Amaterasu-ōmikami é uma parte da mitologia japonêsa e do xintoísmo. Ela é a deusa do sol, mas também do universo. Amaterasu-ōmikami significa "a Grande Deusa Augusta que ilumina o céu". Os fiéis consideram que o Kotaijingu é a habitação física da deusa e por isso os visitantes podem aproximar-se apenas até a uma cerca, e é proibido fotografa-lo.
Até ao final da Segunda Guerra Mundial, os jaoneses acreditavam qie Imperador do Japão era um ser descendente direto de Amaterasu, do Sol. Por isso, o sumo-sacerdote do Santuario Ise sempre foi alguem da Família Real. . O cargo é hoje exercido por Kitashirakawa Michihisa, bisneto do Imperador da era Meiji.
O Koitaijingu – templo da divindade deusa do Sol. fonte : wikipedia.
Entrada – ponte sobre o rio Isuzugawa
A Ponte Ujibashi estende-se por 100 metros sobre o rio Isuzugawa, é a entrada para o santúario e representa a passagem do mundo profano para o mundo sagrado. A cada 20 anos, esta ponte é reconstruida. A proxima reconstrução acontecerá em 2033.
Shikinen Sengu – cerimônia de reconstrução
A arquitetura de Ise Jingu é escrupulosamente preservada. Os edifícios, bem como a ponte de Uji, são completamente reconstruídos a cada 20 anos, numa cerimónia conhecida por Shikinen Sengu.
O Shikinen Sengu está ligada à crença xintoísta na morte e renovação peródicas do universo, mas também é uma forma de passar de geração em geração as antigas técnicas de construção.
Ao longo de cada período de vinte anos vão-se realizando vários rituais preparatórios: o plantio e o abate das árvores que irão fornecer a madeira da reconstrução, o transporte dos troncos, etc culminando na transferência dos símbolos do kami (entidade sagrada) e dos tesouros para o novo templo.
O Festival de Okihiki, da qual participa a população da cidade de Ise, é o ritual de transporte dos troncos de árvores que fornecerão as madeiras para reconstrução. É um festival muito famoso.
Festival Okihiki – fonte : www.fotos1.bloger.com
Fonte : www.japanfs.org
---------------------------------------------------
Chōzuya or temizuya – fonte de purificação das mãos, em Santuario Ise.
Construção tipica da arquitetura do santuário.
Kazahinomi-no-miya dedicado aos kami do vento e da chuva
Jardins do santuário de Ise.
Jardins do santuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário