Tokyo – Asakusa – Sensoji Temple e Nakamise Street
Sensoji Temple, também conhecido como Asakusa Kannon Temple está localizado em Asakusa. É o mais antigo templo de Tokyo e também o mais visitado.
Kannon é a deusa Budista da misericórdia e felicidade. De acordo com uma lenda popular, no ano 628 D.C. dois irmãos pescadores descobriram em sua rede, no rio Sumida, uma pequena estátua de ouro, da deusa Kannon. Temerosos, resolveram devolver a estátua ao rio, pois julgaram que ali era o lugar designado para ela. Mas a estátua sempre retornava à rede, resolveram então guarda-la. O Sensoji foi então construído para abrigar esta estátua, que nunca é exibida ao público.
Omikuji
A pessoa chacoalha o box de alumínio (foto), que contem dentro dele vários palitos. Um palito é expelido do box pelo orifício, exatamente como se tirasse um palito de um paliteiro de dentes. Cada palito tem um número, e esse é o número da gavetinha. Retirado o palito, a pessoa deve retorna-lo ao paliteiro e abrir a gaveta do número sorteado.
Cada gaveta contem um folheto de sorte, uma premonição. Pode ser uma boa premonição, mas também pode ser uma coisa ruim. Há sempre um pedido de donativo aos que retiraram o omikuji.
Cada gaveta contem um folheto de sorte, uma premonição. Pode ser uma boa premonição, mas também pode ser uma coisa ruim. Há sempre um pedido de donativo aos que retiraram o omikuji.
Hozomon – portal
Defronte ao Sensoji Temple, está o portal de entrada, Hozomon. Originalmente construído em 942 D.C., foi destruído por incêndio em 1631; reconstruído por ordem do shogun Iemitsu Tokugawa em 1636. Foi novamente destruído por bombardeio aéreo em 1945. Reconstruido em 1964, desta vez com materiais não inflamáveis, hoje a parte superior da estrutura guarda vários textos budistas (sutras) antigos.
O Hozomon abriga duas grandes estátuas de Nio, guardiões de Buda. Por esse motivo, o nome original do portal era Niomon.
Kaminarimon gate
O Kaminarimon é o primeiro portal de entrada do templo budista Sensoji. Originalmente construído em 941 D.C. em um local perto de Komogata, foi trazido para Asakuza em 1635. Quatro anos depois, em 1639 foi destruído por incêndio. Iemitsu Tokugawa, o shogun, mandou reconstruí-lo em 1649. Sofreu ainda mais dois incêndios, em 1757 e 1865. A estrutura atual é de 1960.
O portal abriga as estatuas de Raijin, deus do vento; Fujin, deus do trovão; curiosamente, deuses Xintoístas.
Acima : Kaminarimon Gate
Acima : Kaminarimon Gate
Nakamise Dori Street
Sensoji Temple fica no final de uma das mais populares ruas de Tokyo : a Nakamise Street, uma rua de comércio popular, com muito souvenires, roupas e comidas típicas. Nesta rua o turista tem a oportunidade de saborear várias guloseimas da culinária japonesa : mandiús (manju), bolachas de arroz (osenbei), tempurás, kibidango (massa de arroz coberta com soja torrada e moída). Varias lojas vendem roupas típicas do Japão, sem marca, a preços razoáveis. Um passeio imperdível. Não confundir a Nakamise Street com a Shin Nakamise Street, são ruas diferentes.
Shin Nakamise Dori Street
Shin Nakamise (“Nova Nakamise”) é uma rua perpenticular a Nakamise dori Street. Ela é uma rua coberta, com lojas e restaurantes.
No terceiro fim de semana (sexta, sábado e domingo) de maio acontece no Sensoji o Sanja Matsuri (Festival). O local e seus arredores, que em dias normais é apinhado de gente, fica intransitável durante este festival, que é religioso.
Proximo ao Sensoji encontra-se um pequeno parque, o Demboin Garden. Porem ele não é aberto ao público.
Também próximo ao Sensoji, encontra-se o Asakusa Shrine, construido em 1649 pelo shogun Tokugawa Iemitsu.
Key words : templo sensoji, portal kaminarimon, templo de asakusa, rua Nakamise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário