Kabuki e Kabukiza Ginza Theater
Kabuki é uma forma de teatro estilizado, onde se mescla o canto, a dança, a mímica e leveza de movimentos. Os atores usam maquiagem e trajes bem elaborados.
A origem do teatro Kabuki deu-se no inicio do século XVII, em Kyoto, e eram peças satíricas e sensuais, parodiando temas religiosos e apresentando pequenos dramas urbanos. Em 1603, uma sacerdotisa do santuário Izumo Taisha (Kyoto), chamada Okuni, inventou um estilo de dança dramática. No inicio, a arte de Okuni era feita somente por atrizes, que faziam também os papéis masculinos. Rapidamente o novo estilo de teatro conquistou a popularidade japonesa, passando a ser imitado por várias trupes. Até o ano de 1629, o kabuki era arte exclusivamente feminina.
Porem as peças teatrais kabuki tinham muito apelo sensual, por isso atraia grande audiência masculina. Por esse motivo, atraiu muitas prostitutas para o palco, que ao final dos espetáculos eram contratadas pela audiência masculina. Rapidamente, as atrizes kabuki passaram a ser conhecidas como “prostitutas dançarinas”. O teatro kabuki migrou-se então para as zonas de meretrícios.
Devido ao seu envolvimento com a prostituição, em 1629 o shogunato (Tokugawa) decidiu que as mulheres estavam proibidas de atuar nos palcos, uma medida moralista. Com o banimento das mulheres, para não fechar as portas, os teatros passaram então a contratar homens, todos homossexuais, que também praticavam a prostituição (atendiam tanto o publico masculino quanto o feminino). Foi então a vez dos homens fazerem os papéis femininos, por atores chamados de “onnagata”, usando pesadas maquiagens. A preferencia por estes papéis era por artistas mais jovens, pois estes tinham a aparência mais feminina; muitas vezes, eram contratados adolescentes, devido ao timbre da voz, mais afeminada, não tão grave quanto a de um homem adulto.
Mesmo sem as mulheres no palco, os teatros Kabuki continuaram a serem locais de desordem, brigas e bebedeiras, muitas vezes devido a disputa por favores sexuais de algum artista. Novamente o shogunato interveio e proibiu o Kabuki. Somente em 1652 o Kabuki foi novamente liberado.
A partir de então o Kabuki passou a refinar-se, a tornar um teatro mais elaborado e sem apelos eróticos. Os teatros passaram a mesclar o Kabuki com o Bunraku (ou “ningyô jôruri”) uma forma de arte dramática com bonecos. Muitas peças do teatro Bunraku foram adaptadas para o Kabuki. Nos meados do século XVIII o kabuki começou a perder prestigio, para ganhar força somente no inicio do século XIX.
Ao final da Segunda Guerra, o Kabuki caiu novamente no esquecimento, pois o Japão iniciou um processo de rompimento com o passado, ocidentalizando-se. Colaborou também com o enfraquecimento do Kabuki, é claro, o florescimento de outras formas de lazer : cinema, televisão, rádio, automóvel, etc. Felizmente, o Kabuki está ganhando força novamente. Entretanto, a tradição de empregar somente atores homens perdura até aos dias de hoje.
A arte Kabuki hoje é refinada, com música ao vivo e cada gesto do ator é meticulosamente estudado, exaustivamente ensaiado e executado com graciosidade e elegancia, tal qual o balé. Uma das curiosidades do Kabuki é que em determinados pontos de uma peça os atores congelam por alguns segundos, formando um quadro, uma foto.
Kabukiza Ginza Theater – Tokyo
O Kabukiza, localizado no Ginza, é o principal teatro Kabuki de Tokyo. O prédio original foi construído em 1889, e era residência de famílias importantes da historia do Japão (clãs Kumamoto e Matsudaira). O prédio foi destruído por um incêndio em 1921. Foi reiniciada a reconstrução no ano seguinte, mas um ano depois, em 1923, já quase completada, a obra foi novamente destruída por incêndio causado por terremoto. Reconstruido após o terremoto, novamente foi abaixo, vitima de bombardeios na Segunda Guerra Mundial. Logo após o final da guerra, foi reconstruído, no mesmo estilo do prédio de 1921, sendo inaugurado em 1950.
O Kabukiza Theater, em Ginza, Tokyo.
Antes de viajar ao Japão, consultamos (eu e Solange) sites sobre o teatro, queríamos assistir a um espetáculo Kabuki. Afinal de contas, o espetáculo Kabuki só é encontrado no Japão, e ir ao Japão e não ir assitir a uma peça é quase uma heresia. Os sites diziam que o tickets não eram vendidos antecipadamente, e que era possível comprar ticket para 1 ou 2 atos (não para a peça inteira) no mesmo dia da peça. Fomos ao Kabukiza, e para nossa surpresa e azar, não havia espetáculo no mês, pois era período de férias. Aproveitamos então para visitar o Museu Kabuki, que é anexo ao Kabukiza Theater. É um museu interessante e divertido, onde o visitante “interage” com as peças do museu.
Solange numa liteira usada em alguma peça Kabuki, Museu Kabuki.
Eu numa reprodução de um cenário Kabuki; Museu Kabuki
Um shamisen, instrumento muito usado no teatro Kabuki
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