quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Tokyo-Kabuki e Kabukiza Ginza Theater

Kabuki e Kabukiza Ginza Theater

20150801_094353
Rating Stars-5 of 6

Kabuki é uma forma de teatro estilizado, onde se mescla o canto, a dança, a mímica e leveza de movimentos. Os atores usam maquiagem e trajes bem elaborados.

A origem do teatro Kabuki deu-se no inicio do século XVII, em Kyoto, e eram peças satíricas e sensuais, parodiando temas religiosos e apresentando pequenos dramas urbanos. Em 1603, uma sacerdotisa do santuário Izumo Taisha (Kyoto), chamada Okuni, inventou um estilo de dança dramática. No inicio, a arte de Okuni era feita somente por atrizes, que faziam também os papéis masculinos. Rapidamente o novo estilo de teatro conquistou a popularidade japonesa, passando a ser imitado por várias trupes. Até o ano de 1629, o kabuki era arte exclusivamente feminina.

Porem as peças teatrais kabuki tinham muito apelo sensual, por isso atraia grande audiência masculina. Por esse motivo, atraiu muitas prostitutas para o palco, que ao final dos espetáculos eram contratadas pela audiência masculina. Rapidamente, as atrizes kabuki passaram a ser conhecidas como “prostitutas dançarinas”. O teatro kabuki migrou-se então para as zonas de meretrícios.

Devido ao seu envolvimento com a prostituição, em 1629 o shogunato (Tokugawa)  decidiu que as mulheres estavam proibidas de atuar nos palcos, uma medida moralista. Com o banimento das mulheres, para não fechar as portas, os teatros passaram então a contratar homens, todos homossexuais, que também praticavam a prostituição (atendiam tanto o publico masculino quanto o feminino). Foi então a vez dos homens fazerem os papéis femininos, por atores chamados de “onnagata”, usando pesadas maquiagens. A preferencia por estes papéis era por artistas mais jovens, pois estes tinham a aparência mais feminina; muitas vezes, eram contratados adolescentes, devido ao timbre da voz, mais afeminada,  não tão grave quanto a de um homem adulto.

Mesmo sem as mulheres no palco, os teatros Kabuki continuaram a serem locais de desordem, brigas e bebedeiras, muitas vezes devido a disputa por favores sexuais de algum artista. Novamente o shogunato interveio e proibiu o Kabuki. Somente em 1652 o Kabuki foi novamente liberado.

A partir de então o Kabuki passou a refinar-se, a tornar um teatro mais elaborado e sem apelos eróticos. Os teatros passaram a mesclar o Kabuki com o Bunraku (ou “ningyô jôruri”) uma forma de arte dramática com bonecos. Muitas peças do teatro Bunraku foram adaptadas para o Kabuki. Nos meados do século XVIII o kabuki começou a perder prestigio, para ganhar força somente no inicio do século XIX.

Ao final da Segunda Guerra, o Kabuki caiu novamente no esquecimento, pois o Japão iniciou um processo de rompimento com o passado, ocidentalizando-se. Colaborou também com o enfraquecimento do Kabuki, é claro, o florescimento de outras formas de lazer : cinema, televisão, rádio, automóvel, etc.  Felizmente, o Kabuki está ganhando força novamente. Entretanto, a tradição de empregar somente atores homens perdura até aos dias de hoje.

A arte Kabuki hoje é refinada, com música ao vivo e cada gesto do ator é meticulosamente estudado, exaustivamente ensaiado e executado com graciosidade e elegancia, tal qual o balé. Uma das curiosidades do Kabuki é que em determinados pontos de uma peça os atores congelam por alguns segundos, formando um quadro, uma foto.

Kabukiza Ginza Theater – Tokyo

O Kabukiza, localizado no Ginza, é o principal teatro Kabuki de Tokyo. O prédio original foi construído em 1889, e era residência de famílias importantes da historia do Japão (clãs Kumamoto e Matsudaira). O prédio foi destruído por um incêndio em 1921. Foi reiniciada a reconstrução no ano seguinte, mas um ano depois, em 1923, já quase completada, a obra foi novamente destruída por incêndio causado por terremoto. Reconstruido após o terremoto, novamente foi abaixo, vitima de bombardeios na Segunda Guerra Mundial. Logo após o final da guerra, foi reconstruído, no mesmo estilo do prédio de 1921, sendo inaugurado em 1950.

Kabukiza Theater, Ginza, Tokyo
O Kabukiza Theater, em Ginza, Tokyo.
Kabukiza Theater entrance, Ginza, Tokyo

Antes de viajar ao Japão, consultamos (eu e Solange) sites sobre o teatro, queríamos assistir a um espetáculo Kabuki. Afinal de contas, o espetáculo Kabuki só é encontrado no Japão, e ir ao Japão e não ir assitir a uma peça é quase uma heresia. Os sites diziam que o tickets não eram vendidos antecipadamente, e que era possível comprar ticket para 1 ou 2 atos (não para a peça inteira) no mesmo dia da peça. Fomos ao Kabukiza, e para nossa surpresa e azar, não havia espetáculo no mês, pois era período de férias. Aproveitamos então para visitar o Museu Kabuki, que é anexo ao Kabukiza Theater. É um museu interessante e divertido, onde o visitante “interage” com as peças do museu.

Kabukiza Theater Museum, Ginza, Tokyo
Solange numa liteira usada em alguma peça Kabuki, Museu Kabuki.
Kabukiza Theater Museum, Ginza, Tokyo
Eu numa reprodução de um cenário Kabuki; Museu Kabuki

Kabukiza Theater Museum, Ginza, Tokyo

Kabukiza Theater Museum, Ginza, Tokyo
Um shamisen, instrumento muito usado no teatro Kabuki

Kabukiza Theater Museum, Ginza, Tokyo  - Kabuki figurine
Figurinos de uma peça Kabuki; no Museu Kabuki

Clique aqui para ir ao indice deste blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário