sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tokyo–Metro

Metro de Toquio

A melhor, mais barata e mais rápida maneira de se locomover em Tokyo é usando a rede de metrô. Tokyo tem uma das maiores e mais eficientes redes do planeta, e ignorar isso é um grande desperdício.

Eu fui para o Japão com aquela idéia de metro superlotado, com gente empurrando passageiros para dentro do vagão, a fim de fechar as portas. Não é comum, não vi esta situação nenhuma vez.

Tickets

Os tickets são vendidos somente em maquinas (vending machines), fáceis de se usar e entender, pois tem a opção de menu em inglês,

O preço do ticket de metro varia conforme a distância percorrida, antes de comprar o ticket, verifique qual estação você vai descer e o preço correspondente. Em todas as estações, acima das maquinas de vender tickets há um mapa ou índice das estações-destino e o preço de cada uma. Se o usuário pagar a menor, isto é, escolher uma estação perto e descer em outra mais distante (e portanto com uma taxa mais cara), deverá pagar a diferença na estação que descer, pois será barrado na catraca de saída.

Uma vez comprado o ticket e embarcado, o usuário de guardar o ticket com cuidado, pois para sair da estação destino vai precisar dele.

Linhas e Companhias

O metro de Tokyo tem 13 linhas e é operado por duas empresas :

Tokyo Metro Line, que opera com 9 linhas;

Toei Line, que opera com 4 linhas.

Metro Tokyo empresas

Os tickets são integrados, isto é, com um ticket é possível usar as duas companhias, em caso de conexão de uma linha da Toei para outra da Tokyo Metro, ou vice-versa.

Mapa do metro de Toquio / Tokyo metro map

Outras companhias de transporte público

Alem do metro, a JR (Japan Railroads) e outras companhias menores possuem conexões em algumas estaçãos de metro. O ticket de metro pode não ser aceito por estas companhias. Não sei bem como funciona a integração metro-outras companhias.

Smartcard PASMO

Existe um cartão chamado, pasmem, PASMO. Este cartão é um smartcart, recarregável e aceito em todas as estações, independente da companhia.Ele substitui o ticket do metro, e o valor da viagem é descontado no smartcard. O cartão custa 500 yens e a carga inicial é de 1000, ou 2000, ou 3000 ou 4000 ou 5000 ou 10000 yens. Ele é recarregável em multiplos de 10 yens, isto é, você pode recarregar ele com 10, 20, 1000, 1010, 1020 etc yens. O PASMO é aceito como forma de pagamento em várias lojas. É uma boa opção para se economizar tempo, já que com ele não e necessário comprar tickets.

Clique no cartão para ver Video Youtube

Tokyo metro Pasmo Card

Saindo das estações

Antes de usar o metro, consulte mapas, guias, etc. e verifique o número da saída na sua estação destino. Jamais saia sem esta informação !  As estações de metro do Japão costumam ter varias saídas (algumas tem até 15). Algumas estações tem até 500 metros de comprimento, e sair pelo lado errado pode gerar confusão. Portanto, ao chegar à estação destino, você precisa saber qual número da saída tomar, por que se tomar a errada, pode acabar num local muito distante do desejado. Pior dos casos, pode sair do outro lado de uma grande e movimentada avenida ou rodovia, e aí para atravessar ela pode ser um grande problema !

Felizmente, as estações são muito bem sinalizadas, conduzindo sempre os usuarios à saida escolhida. Mas algumas estações são tão grandes que possuem guiches de informação, com funcionários orientando gente perdida dentro da estação, sem saber por onde sair !

 Estacao Shibuya
Estação Shibuya, Tokyo. Um verdadeiro labirinto.

As estações de Metro do Japão são um pouco difíceis de se localizar, em geral são uma pequena cobertura; são mal sinalizadas e as vezes difícil de se ver de longe.

Clique aqui para ir ao indice deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário