Pachinko
Pachinko é um jogo parecido com pinball. Mas, se o objetivo do pinball é não deixar a bolinha cair no buraco, o pachinko é um jogo em que o objetivo é fazer a bolinha cair num determinado buraco. Quando se acerta o buraco certo, a maquina libera prêmios : mais bolinhas !
O pachinko é uma mesa de pinball vertical, e a bolinha de metal é expelida pelo jogador, que vai assistindo ela cair batendo em pinos, até chegar ao fundo do painel e desaparecer em algum buraco, porem torcendo para a bolinha cair no buraco certo, o que dá premio (mais bolinhas). O jogador posiciona os pinos de forma que ele supõe ser a melhor posição para dirigir a bolinha no buraco certo e vai jogando as bolinhas. E fica ali assistindo as bolinhas caírem. Bisonho.
O jogo termina quando o jogador decide parar de jogar (parece obvio, mas é mais ou menos assim: voce está jogando poker, e decide parar e ir embora); ou quando acabam as bolinhas. Neste segundo caso, pode comprar mais bolinhas e continuar com a maluquice.
Uma vez decidido a parar de jogar, o jogador troca as bolinhas que restaram por prêmios (ursinhos de pelúcia, chaveirinhos, bolas, etc), pois o premio em dinheiro é proibido no Japão. De posse do premio, o jogador vai até a uma loja perto, que compra esses brindes. É uma maneira de burlar a lei.
Estima-se que mais de 30 milhões de japoneses jogam isso. Pachinko é muito comum nas grandes cidades do Japão. Em Osaka, vi vários deles.
Pachinko Parlor em Nagoya
Um pachinko em Akihabara, Tokyo – fonte : Wikimedia
Os pachinkos são todos grandes, ocupando prédios enormes, com bastante neon; em imoveis bem localizados.
O problema é que o pachinko é viciante, e gera todos os problemas de vício que qualquer jogo provoca: afastamento do convívio com a família e amigos, perda de parte (ou todo) o salário, endividamento, problemas de saúde, desinteresse por outras atividades mais sadias, dessocialização, noites mal dormidas, cansaço, etc. Já ouvi casos de decasséguis irem para o Japão com um sonho, e acabaram perdendo tudo no pachinko.
O governo japonês é tolerante com o pachinko, pois ele movimenta uma boa fatia da economia, calcula-se que emprega mais de 300 mil pessoas em todo Japão. Alem disso, ele é controlado pela Yakusa, e aí tem que ser muito macho para melar a coisa.
Eu entrei em alguns cassinos de pachinko, o ambiente é muito deprimente : fumaça de cigarro (é permitido fumar em alguns pachinkos), um barulhão infernal de maquinas eletrônicas, barulho de bolinhas caindo. Pessoas caladas, sem conversar com ninguém, robotizadas e olhando hipnotizadas no painel. Em alguns pachinkos é vendido bebida alcóolica. Não sei como é que uma pessoa consegue se divertir com isso, com esse tipo de ambiente deplorável. Em todos eles era proibido fotografar, e por isso eu tirei umas fotos discretamente, algumas do lado de fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário