sábado, 10 de outubro de 2015

Osaka Castle

Castelo de Osaka

Um dos mais famosos pontos turísticos do Japão, o Castelo de Osaka por fora parece ter 5 andares, mas por dentro existem 8 andares. Foi construído em um local alto, para fins de proteção contra ataques.

Sua construção iniciou-se em 1583 pelo então maior daimyo (senhor feudal) do Japão, Hideyoshi Toyotomi, figura importantíssima na história do Japão, por ter iniciado o processo de unificação do país.

Nobunaga Oda, outro poderoso daimyo havia construído um castelo em Kyoto, o Azuchi Castle. Este castelo, construído em um local estratégico, era uma demonstração de poder e intimidação. Alem disso, era uma fortaleza, protegendo Nobunaga e sua família contra ataques.

Azuchi Castle gravura 2008
Azuchi Castle, como supostamente era, gravura de 2008. Fonte : Wikipedia

Hideyoshi quis então mostrar a todo país quem era o maioral, e mandou construir o Castelo de Osaka, que deveria ser maior e melhor que o de Nobunaga.

Após 14 anos de construção, em 1597 Hideyoshi deu por completo a obra; entregou para seu filho e herdeiro do feudo, Hideyori Toyotomi. Um ano depois, em 1598 Hideyoshi faleceu.

Osaka Castle

Hideyori Toyotomi e sua mãe cometeram suicídio no castelo, após sua derrocada em 1615, vencido pelas tropas de Ieyasu Tokugawa. O suicídio de Hideyori foi um seppuku (também conhecido como haraquiri), conforme mandava o bushido, o código de honra do samurais. Era melhor morrer do que viver sob a vergonha, sob a desonra, a derrota.

Em 1620 o shogun Hidetada Tokugawa demoliu o castelo original e iniciou a construção do que é o castelo hoje, com 5 andares por fora e 8 andares por dentro.

Osaka Castle map 

Ao arredores do castelo, há um complexo que cobre 60.000 m2, contendo várias estruturas de apoio. Todo o complexo é cercado de um canal, feito para dificultar o acesso.

fosso Osaka Castle (12)
Um canal defensivo (fosso) cerca o castelo.

Fosso Osaka Castle

A entrada dos turista é pelo Sakuramon Gate. Este portão foi construido em 1624, com o Japão já sob o domínio do shogunato Tokugawa. Um muro de pedras enormes foi erguido para defender a entrada. A maior pedra, batizada de “takoishi” (“pedra polvo”) mede 60m2 e pesa aproximadamente 108 toneladas foi lapidada ali, e virou atração turística.

Takoishi Osaka Castle
Takoishi – a pedra do polvo.

O Castelo de Osaka sofreu inúmeras catástrofes, nada restou da construção original. Em 1660 uma explosão de um depósito de pólvora provocou um grande incêndio. Em 1665 um raio derrubou sua torre principal. Em 1843, após décadas de abandono, pois ali já não era a sede do shogunato, foi organizado uma “vaquinha” para restaurar parte do castelo.

Com a queda do shogunato, em 1868, o castelo foi invadido por tropas imperiais. Civis invadiram o castelo e botaram fogo. O imperador do Japão, após a queda do último shogun, transformou o castelo em fábrica de armas e munições militares. Durante a II Guerra, a fábrica do castelo chegou a ter 60 mil trabalhadores. Tornou-se então alvo prioritário dos aliados, sofreu repetidos ataques aéreos, ao final da guerra (1945) estava totalmente destruído.

Após anos de reconstrução, em 1997 a restauração total do castelo foi concluída, seguindo rigorosamente o projeto original do shogun Hidetada Tokugawa.

No último andar, há um mirante, com visão 360o. da cidade de Osaka.

Osaka visto do Castle

Hoje o castelo é um museu, um dos mais visitados no Japão. O acervo do castelo é composto de peças e documentos dos tempos dos shoguns. É um museu histórico, por isso, para melhor aprecia-lo, é preciso saber um pouco da milenar e complicada história do Japão.

Metro : Chuo line – estação C20 – Morinomiya
             Imazatosuji line – estação I20 – Morinomiya

Osaka-Metro-Castle

Clique aqui para ir ao indice deste blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário