Kokichi Mikimoto
Kokichi Mikimoto (1858-1954) fundou em 1888 uma empresa de criação de ostras, com objetivo de encontrar nelas pérolas. A empresa quase foi a falência, mas em 1893 ele conseguiu criar um método de produção induzida de pérolas. Porém as pérolas produzidas não eram totalmente esféricas. Para o mercado de jóias, quanto mais esférica a pérola, maior é o seu valor. Em 1909 Tokichi Nishikawa (biólogo) e Tatsuhei Mise (carpinteiro), elaboraram e patentearam um método de produção de pérolas esféricas. Sete anos depois, em 1916 Mikimoto procurou a dupla e propôs pagamento de royalties, passando então a produzir pérolas esféricas. A partir daí a empresa cresceu estrondosamente, tornando-se numa grande e milionária multinacional. A Mikimoto popularizou a pérola redonda, até então rara e caríssima.
Mikimoto e amas
Mikimoto precisava de pessoas para buscar as ostras no fundo do mar, para fazer a “inseminação artificial” nelas, a fim de provocar o inicio do processo de produção de pérolas. Feito isso, era necessário devolver a ostra ao fundo do mar, em um local em que ela não fosse carregada pelas correntes marítimas. A quem ele recorreu ? Às amas, contratando milhares delas.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o trabalho das amas foi dispensado, mas a ligação entre elas e as pérolas permanecem até hoje, como unha e dedo.
Clique na mergulhadora para ler neste blog quem são as amas:
Mikimoto Pearl Island
Mikimoto comprou uma ilha na cidade de Toba, situada na baia de Ise, em 1929. Ali ele ergueu um centro de produção de pérolas. Em 1951, mudou o nome da ilha para Mikimoto Pearl Island e montou ali um complexo para explorar o turismo.
Fomos visitar a ilha, que conta com museu, uma inevitável estátua de Mikimoto, e também inevitável loja de jóias feitas, obviamente, de pérolas.
Era proibido fotografar no museu e na loja, tirei algumas discretamente, mas infelizmente (deve ser por castigo divino) perdi-as; por isso roubei algumas de outros sites. Seguem algumas peças do museu :
Globo feito com 12.500 pérolas, 380 rubis e 370 diamantes.
Foto from Panoramio
Liberty Bell, feito com 12.250 pérolas e 360 diamantes.
Foto de bashny.net
Pagode de 5 andares – feito com 12.760 pérolas
Castelo Himeji – feito com 19.000 pérolas e 450 pedras preciosas.
Também na ilha, há um show demonstrando as atividades das amas. Um show tão chato quanto artificial, dispensável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário