Hiroshima Peace Memorial Park–parte 2
… continuando…..
Continuamos nosso passeio pelo parque, passamos em frente a Peace Flame (Chama da Paz), que arde desde 1964, e será apagada somente quando todas as armas nucleares do mundo sejam destruídas. Haja gás…
A chama da paz arde no centro da estrutura.
Entre a Flame of Peace e o museu, há um pequeno cenotáfio – Hiroshima Cenotaph for the Victims of the Bomb.
Cenotáfio quer dizer “tumba vazia”, é um espécie de memorial fúnebre erguido para homenagear uma ou mais de uma pessoa, cujos restos mortais estão em outro local, em local desconhecido, ou não deixaram restos mortais. Há muitos cenotáfios no mundo todo, boa parte em homenagem aos soldados mortos em guerras, cujos corpos desapareceram nas batalhas. O cenotáfio é diferente do memorial ao soldado desconhecido (que quase todos paises tem…), pois o cenotáfio cita nominalmente o morto.
O Hiroshima Cenotaph foi o primeiro monumento inaugurado no parque, em 1952, guarda sob o arco de concreto o nome de todas as vitimas da bomba. No epitáfio le-se em japones : “descansem em paz, para que não se repita novamente o erro“. Os americanos insinuaram que estariam sendo acusados de terem cometido um erro. O autor da frase explicou que foi omitido o pronome pessoal na frase, dando a entender que o erro foi de todos, dos americanos e dos japoneses.
Em 1983, foi adicionada uma placa com a tradução do epitáfio : “, "Let all the souls here rest in peace for we shall not repeat the evil.". Como o idioma ingles não admite omissão de pronome, foi usado “we”. Desta vez, foi a vez dos japoneses se aborrecerem, dizendo que “we” se refere a “nós, japoneses”.
O cenotafio é um local de reverencia e respeito. Dentro da caixa preta, estão guardados os nomes de todas as vítimas da bomba.
Clique aqui para ir ao indice deste blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário