Miyajima Island
Miyajima é uma pequena ilha, a menos de uma hora de Hiroshima. É famosa pelo seu toori, portal do santuário xintoísta Itsukushimaque, que parece estar flutuando no mar quando a maré sobe. Tal qual o toori, Itsukushima também foi construído no mar. Porem o santuário fica na água somente quando a maré está alta.
Vários cervos perambulam pela ilha, já acostumados à presença dos turistas.
Santuário (xintoísta) Itsukushima
Não se sabe exatamente quando foi erguido no local o primeiro santuário, estima-se que tenha sido no século VI. O santuário, com o design atual é dos meados do século XVI. Foi destruído várias vezes, e reconstruído. De certeza, é que o em 1168 um influente cidadão, Taira no Kiymori, proveu fundos para construção de um santuário, que seria muito semelhante ao atual.
Itsukushima Shrine
Itsukushima Shrine, com a maré baixa
O santuário foi projetado para se parecer com um píer, e parece estar flutuando quando a maré está alta. Infelizmente, quando chegamos estava baixa.
Itsukushima Shrine, com a maré alta (fonte : wikipedia)
Itsukushima Shrine, com a maré alta (fonte : wikipedia)
Por razões religiosas, o nascimento e a morte não são permitidos dentro do santuário, de forma que mulheres gravidas em vias de dar luz e anciões em idade muito avançada (e portanto, podem estar muito fragilizados e terem morte súbita) não tem permissão para entrar neste santuário.
O toori (portal) do Santuario de Itsukushima é um das mais populares atrações turísticas do Japão, foi erguido em 1168, porem o toori atual é de 1875. Feito de madeira câmfora, muito resistente a ação do tempo. Quando a maré está muito baixa, é possível se chegar a ele a pé, sem ajuda de embarcação. A noite o toori é iluminado.
Senjokaku Pavillion (“pavilhão dos cem tatamis”) é um grande e espaçoso prédio, próximo ao Itsukushima Shrine.
Hideyoshi Toyotomi, um dos três daimyos unificadores do Japão, em 1587 mandou construir este grande pavilhão, que seria usado para cânticos (sutras) Budistas em memória aos samurais mortos nas batalhas civis. Toyotomi faleceu em 1598, sem completar a obra. Como foi deposto pelo shogun Ieyasu Tokugawa, este decidiu não dar continuidade à obra. Até os dias atuais, o Senjokaku permanece inacabado.
Com o final dos shogunatos e inicio da Era Meiji, nos meados do século XIX, o Senjokaku Pavillion passou a ser local de rituais xintoístas, e foi rebatizado como Hokoku Shrine.
O Miyajima Public Aquarium foi renovado em 2011, hoje abriga 13 mil espécies marinhas. Ali o visitante pode ver e entender uma fazenda de criação de ostras, uma das principais atividades econômicas da Baia de Hiroshima. Não visitamos o aquário, nossa visita a ilha foi bem rápida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário